Secretário de Saúde diz que nova variante do coronavírus já pode estar em Bauru

  • Jamile Diniz

(Foto: Malavolta Jr.)

Após a informação de que a variante do coronavírus descoberta em Manaus chegou até os municípios de Jaú e Araraquara, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru encaminhou cerca de 50 amostras de pacientes para serem analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz. O resultado deve ficar pronto em uma semana; Entretanto, Orlando Costa Dias, secretário de saúde do município, acredita que, devido à proximidade e circulação de pessoas, é provável que a cepa já possa estar na cidade.

"A transmissão ocorre de forma muito rápida e queremos identificar o que está ocorrendo na cidade para tomarmos as medidas que forem necessárias", pontua o secretário, que também é médico. Costa Dias demonstra preocupação com pacientes jovens sem comorbidades, visto que há suspeitas de que a variação pode atingir essas pessoas com maior frequência e gravidade. Acredita-se também que a cepa pode ser mais facilmente transmissível, embora ambas as informações não tenham sido confirmadas cientificamente, conforme pontou o Governo do Estado.

Para conter a doença, o secretario pediu que houvesse uma fiscalização mais intensa com objetivo de coibir festas clandestinas e aglomerações.

*Revisado por Alexandre Pittoli