Jaú confirma registro de nova variante do coronavírus no município

  • Jamile Diniz

Neste final de semana, a Prefeitura Municipal de Jaú confirmou que há uma variante da Covid-19 circulando na cidade. O Instituto Adolfo Lutz analisou amostras da Santa Casa do município e afirmou que a variante encontrada é a mesma que havia sido descoberta em Manaus recentemente.

A análise se deu após ser constatado um aumento do número de mortes na cidade. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito Ivan Cassaro pontuou “Venho aqui com muita preocupação e com muita tristeza para anunciar para vocês que, infelizmente, nossa cidade está passando o vírus que contagiou Manaus. Peço para a população ter cuidado triplicado. É um momento difícil para nós”.

Desde então, a prefeitura e as autoridades sanitárias se reuniram para debater a falta de profissionais que a Santa Casa de Jaú está enfrentando. No momento, a instituição tem ocupação de 100% dos leitos de UTI e traça um plano para o enfrentamento da nova variante.

Rodrigo Brandão, secretário de saúde, afirmou que a Santa Casa fará um recrutamento de profissionais da saúde na região, visto que há leitos para serem abertos, mas os funcionários do hospital já não são capazes de suportar a demanda. Sobre o assunto, disse: “quem for da área da saúde, médicos enfermeiros e fisioterapeutas que tenham a sua especialidade voltada a UTI. Que sejam médicos intensivistas, fisioterapeutas que saibam lidar com respiradores, se apresentem à Santa Casa, para que a gente consiga contatá-los e fazer esses leitos de UTI funcionarem”.