Jamile Diniz
Nesta terça-feira (30), prefeitos da região de Bauru foram a Brasília para participar de audiências no Ministério da Saúde e no Palácio do Planalto. O objetivo da visita foi, principalmente, a busca por soluções para a falta de medicamentos de intubação de pacientes em estado grave com Covid-19. Estavam presentes a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim e os prefeitos de Lençóis Paulista e de Jaú, Anderson Prado e Ivan Cassaro.
A primeira reunião, com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, foi intermediada pela deputada federal Carla Zambelli. Já o segundo encontro, com a secretária especial de Assuntos Federativos do Palácio do Planalto, Deborah Virginia Macedo Arôxa, foi marcado pelo deputado federal Rodrigo Agostinho.
Nas reuniões, os prefeitos oficiaram a situação da região – em especial do município de Lençóis Paulista – a respeito dos medicamentos. Segundo Prado, providências urgentes em relação aos problemas apresentados serão tomadas.
Em Bauru, o 'mini hospital' do Pronto Socorro Central (PSC) e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) necessitam dos insumos para continuarem atendendo. De acordo com a prefeita Suéllen Rosim, os materiais já estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde, entretanto, é preciso que esse processo seja feito com maior rapidez.