Jamile Diniz
Pacientes graves com Covid-19 que estão internados em leitos de UTI do Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, começaram a ser transferidos pelo Estado em cumprimento à liminar concedida pela Justiça no domingo (28). A movimentação ocorre por conta do risco iminente de desabastecimento de medicamentos para intubação na instituição de saúde.
A decisão ocorreu após uma liminar da Justiça, na qual o estado foi obrigado a fornecer os medicamentos necessários para a intubação. Caso não fosse possível enviar suprimentos, seria necessário transferir os pacientes a unidades de referência no tratamento de Covid em um prazo de até oito horas a partir da intimação. A pena para o descumprimento é de R$ 3 milhões.
Até o momento, dois pacientes já foram encaminhados para hospitais de referência na região em Bauru e Botucatu. Ainda assim, 19 pessoas seguem internadas na UTI Covid do município, na qual já foram registradas duas mortes por falta de bloqueador neuro-muscular somente neste domingo (28).
Revisado por Alexandre Pittoli