Jamile Diniz
Em Marília, mais uma instituição de saúde optou por cancelar cirurgias eletivas temporariamente. Desta vez, trata-se do Hospital das Clínicas (HC), que é referência na região. A medida visa focar o trabalho dos profissionais de saúde no atendimento de casos de Covid-19, para, assim, tentar conter o avanço do número de casos da doença no município.
Além disso, desta forma o HC evitará, também, aglomerações na instituição, posto que mais de 1000 atendimentos ocorrem diariamente só no ambulatório e cada paciente traz um acompanhante. Em entrevista à TV Tem, a superintendente da instituição, Paloma Libânio Nunes, afirmou que o hospital tentou ao máximo protelar a ação: "Sabemos que as pessoas também ficam doentes por outros motivos além da Covid-19, mas nesse momento onde não temos mais leitos, todos os esforços tem que ser para a contenção da pandemia".
Alguns atendimentos, porém, serão mantidos, como é o caso dos destinados a pacientes oncológicos, gestações de alto risco e a realização de exames em pacientes que estão aguardando há muito tempo pelos procedimentos.
Na semana passada, a Santa Casa e a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) já haviam cancelado cirurgias eletivas por falta de insumos. A expectativa era de que os procedimentos voltassem a ocorrer na Santa Casa ainda nesta segunda (29). Já no ABHU, a medida deveria ser mantida por duas semanas.
De acordo com a superintendência do Hospital das Clínicas, ao contrário das outras instituições, o HC não teve problema relacionados à quantidade de oxigênio e a estrutura para a distribuição do insumo até o momento. Além disso, dos 2400 funcionários atuantes, mais da metade deles foi realocada ao atendimento de casos de Covid-19.
Revisado por Alexandre Pittoli