Cirurgias eletivas são suspensas por falta de insumos em hospitais de Marília

  • Jamile Diniz

Por falta de insumos, cirurgias eletivas foram suspensas na Santa Casa e na Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU) em Marília. A situação é um reflexo do aumento de internações por conta da Covid-19.

Na Santa Casa, esse tipo de procedimento foi suspenso para evitar a falta de oxigênio, além de direcionar o produto para o tratamento de casos de Covid, que, em meio à pandemia, são prioridade. De acordo com a instituição, há uma dificuldade momentânea na compra de insumos, bem como medicamentos para a intubação, devido à alta demanda. Entretanto, procedimentos de urgência seguem sendo realizados na Santa Casa, que pretende retomar as cirurgias eletivas ainda na próxima segunda-feira (29).

Já na ABHU, as cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias por conta da falta de leitos e também de sedativos para a intubação. De acordo com a Unimar, neste momento há também uma baixa remessa de oxigênio na instituição. Procedimentos que não requerem UTI, porém, seguem sendo realizados. O hospital tem estoque de kits de intubação por somente uma semana e o prazo para que os medicamentos sejam regularizados é segunda-feira (29). A criação de leitos de apoio também vem sendo discutida pela associação.

Revisado por Alexandre Pittoli