Universitários criam projeto para ajudar Micro e Pequenas Empresas durante a quarentena

  • Lucca Willians

Estudantes de todo o Estado de São Paulo estão se mobilizando para ajudar as Micro e Pequenas Empresas na luta contra a crise gerada pelo COVID-19, em uma campanha chamada Tranforme SP.

Organizada pela Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) com colaboração do Núcleo Bauru de Empresas Juniores, o projeto irá custear consultorias para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado através de doações. A ideia é arrecadar 240 mil reais por meio de financiamento coletivo e organizar diversas consultorias gratuitas prestadas por empresas juniores (EJs).

Com isso, o Transforme SP pretende ajudar pequenos negócios a enfrentar as consequências econômicas do coronavírus e investir em educação empreendedora. A preocupação da FEJESP, do Núcleo Bauru e das empresas juniores no Brasil junto aos empreendedores locais, possui seu próprio histórico. Só no ano passado, 62,11% dos projetos realizados pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil, impactaram diretamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que dizem respeito, respectivamente, a boa saúde e bem-estar e ao emprego digno e crescimento econômico.

O Movimento Empresa Júnior idealizou o Transforme SP, com o objetivo de oferecer suporte para o ecossistema empreendedor do Estado de São Paulo durante a pandemia. Allana Maria, estudante de relações públicas da Unesp de Bauru e presidente do Núcleo Bauru, afirma que “Por meio das consultorias, as Micro e Pequenas Empresas, serão capazes de minimizar e moldar o seu negócio para a crise. Com funcionários sendo demitidos e o consumo cada vez mais reduzido em certos segmentos da economia, as chances de empresas quebrarem são maiores. As consultorias podem ajudar com novas estratégias em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira, contribuindo para um melhor planejamento. As Empresas Junior irão dar assistência gratuita para as MPEs do estado de São Paulo que se inscreverem no site do projeto.”

Uma empresa júnior é uma empresa sem fins lucrativos que oferece serviços e consultorias como empresas tradicionais do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mensurado. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores das universidades. O Movimento Empresa Júnior brasileiro tem o objetivo de fazer do Brasil, um país mais empreendedor. A FEJESP deseja que o Trasnsforme SP auxilie Micro e Pequenas Empresas a manterem suas fontes de renda e o MEJ paulista, que a educação empreendedora, possa chegar em todo o estado de São Paulo.

As Empresas Juniores irão dar assistência gratuita para as MPEs do Estado de São Paulo que se inscreverem no site do projeto: www.fejesp.org.br/transformesp/. Após análise realizada previamente pela FEJESP, os inscritos serão notificados sobre o seguimento do atendimento.

As doações também devem ser realizadas através da plataforma. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem doar. Valores acima de R$50,00, recebem cartas e brindes de acordo com uma tabela de que pode ser conferida no próprio link da campanha.