Lucca Willians
Termina nesta terça-feira (23) a terceira e última fase da pesquisa do Ibope Inteligência de mapeamento da Covid-19 no município. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento do Ministério da Saúde e realização pelo Ibope Inteligência.
O estudo visa mapear a propagação do coronavírus no país, intitulada "A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no BRASIL". Nas duas fases anteriores da pesquisa foram realizados 475 testes, sendo 474 negativos e apenas um positivo para Covid-19.
O teste
A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Ibope, individualmente ou dupla, devidamente identificados. O morador que aceitasse participar (de forma voluntária) da pesquisa, permitia a entrada dos técnicos em suas residências, onde era aplicado um questionário e realizado o teste sanguíneo.
Conforme o Ibope, assim como nas fases anteriores, a equipe passou por treinamento metodológico e de biossegurança, além de contar com uma enfermeira ou enfermeiro em cada um dos 133 municípios participantes. O resultado final será encaminhado ao Ibope e à Secretaria Municipal de Saúde.