Terceira fase da pesquisa do Ibope sobre a Covid-19 termina nesta terça-feira (23)

  • Lucca Willians

Antônio José Giraldi, morador do Jardim Estoril, é testado pelo Ibope. Mônica Gomes (à esquerda) e Karoene Costa Silva (à direita), entrevistadoras do Ibope. (Foto: Divulgação | Prefeitura de Bauru)

Termina nesta terça-feira (23) a terceira e última fase da pesquisa do Ibope Inteligência de mapeamento da Covid-19 no município. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento do Ministério da Saúde e realização pelo Ibope Inteligência.

O estudo visa mapear a propagação do coronavírus no país, intitulada "A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no BRASIL". Nas duas fases anteriores da pesquisa foram realizados 475 testes, sendo 474 negativos e apenas um positivo para Covid-19.

O teste

A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Ibope, individualmente ou dupla, devidamente identificados. O morador que aceitasse participar (de forma voluntária) da pesquisa, permitia a entrada dos técnicos em suas residências, onde era aplicado um questionário e realizado o teste sanguíneo.

Conforme o Ibope, assim como nas fases anteriores, a equipe passou por treinamento metodológico e de biossegurança, além de contar com uma enfermeira ou enfermeiro em cada um dos 133 municípios participantes. O resultado final será encaminhado ao Ibope e à Secretaria Municipal de Saúde.