Prefeitura se reúne com representantes de academias para audiência pública sobre abertura dos estabelecimentos

  • Lucca Willians

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Bauru por meio da Secretaria de Saúde, reuniu-se com representantes de academias e áreas de educação física em audiência pública organizada Câmara Municipal. O objetivo do encontro, realizado em plataforma digital, foi discutir a possibilidade de retomada da abertura das academias e demais estabelecimentos de promoção a atividades físicas.

A classe teve como representantes educadores físicos, profissionais de academias, de centros de treinamento e da área aquática, além do professor Ademir Testa Junior, em nome do Conselho Regional de Educação Física. A proposta do grupo foi de abertura gradual das atividades em academias e demais empreendimentos com base nos protocolos científicos, medidas restritivas e demais ações de proteção contra o coronavírus. A categoria argumenta a preocupação econômica com os profissionais da área e a saúde que a atividade física proporciona à população.

O Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antonio explicou que as decisões visam à segurança de todos, por isso levam em consideração embasamentos científicos e dados epidemiológicos, como a lotação dos leitos de UTI da cidade, na rede pública, em torno de 85%; aumento de casos e mortes confirmadas da Covid-19; além do crescimento diário de 10 vezes maior no atendimento na rede de urgência de pacientes com suspeita da doença.

“Isso é bastante preocupante para nós porque estamos chegando em uma situação caótica. Neste momento entendemos que é improvável a abertura das academias tão logo seja contestado pelo Ministério público por não cumprimento da lei. Realmente lamentamos a posição, mas já corremos sério perigo de ir para a fase vermelha”, ressalta o Secretário de Saúde.

A médica infectologista Maristela Oliveira também enfatizou que em nenhum momento a secretaria é contra a atividade física. “Acreditamos que todos sabem os cuidados necessário para abrir as academias, mas em um momento de retomada. E Bauru ainda está no começo do pico”, explica.

A audiência foi coordenada pelo presidente da Câmara Municipal de Bauru, José Roberto Segalla, com a participação dos vereadores Fábio Manfrinato, Chiara Ranieri, Mané Losila e Telma Gobbi. Como representantes da prefeitura e do Comitê Gestor de Enfrentamento da Covid-19, além do Secretário de Saúde Sérgio Henrique Antonio, estiveram os secretários municipais Airton Martinez (Meio Ambiente) e Alexandre Zwicker (Esportes e Lazer).