Prefeitura recebe testes rápidos para Covid-19

  • Lucca Willians

O prefeito Gazzetta e o secretário de Saúde, Sergio Henrique Antonio, receberam na tarde desta terça-feira (5), os testes rápidos para Covid-19 (que detecta anticorpos IGM/IGG) enviados pelo Ministério da Saúde.

Foram recebidos, nesta primeira entrega 4.800 testes, cujo resultado sai em 15 minutos, serão destinados aos profissionais da área da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (hospitais, prontos-socorros, unidades de pronto-atendimento) e de gestão vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), forças de segurança pública, profissionais e trabalhadores que exercem suas funções em serviços assistenciais de origem municipal, estadual ou federal, pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos, e com pessoas portadoras de comorbidades de risco para complicação de COVID-19 e demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Ao todo a cidade receberá 9.600 testes. "A Prefeitura também está comprando outros 6 mil testes IGM/IGG para realizar o chamado esgotamento social, que é uma pesquisa que será realizada por amostragem em bairros e em pessoas de uma determinada faixa etária a serem definidos, para verificar quantas pessoas tiveram contato com o vírus", informa o prefeito Gazzetta.

O teste de antígeno já está sendo utilizado pelo Instituto Adolfo Lutz para a confirmação dos casos suspeitos de Covis-19.

Também participaram o vice-prefeito Toninho Gimenez, os diretores da Secretaria de Saúde, Mario Ramos, Flávio Kitazumi, Lucila Bacci e Marcela Camargo e o vereador Milton Sardin.