Prefeitura realiza primeiro Censo Socioeconômico em Bauru

  • Lucca Willians

A Prefeitura de Bauru, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, do Bem-Estar Social e de Economia e Finanças, lançou nesta quinta-feira (23) o primeiro Censo Socioeconômico.

Esta é uma ferramenta importante que coletará informações da cidade, com o objetivo de retratar as condições de vida da população bauruense, identificando, em extensão e profundidade, suas características socioeconômicas. Além disso, será a base sobre a qual deverá se assentar, parte do planejamento estratégico do Poder Público Municipal, levando em consideração também, dados sobre o impacto da Covid-19 no ecossistema econômico do município. O Censo levantará ainda, referências sobre a evolução da população quanto ao nível de educação, emprego, renda e condições de habitação.

Com o intuito de contribuir para a estruturação de uma estimativa geral sobre mão de obra qualificada, situações de risco e as consequências da pandemia na cidade, a ferramenta proporcionará estatísticas sobre empregabilidade e vulnerabilidade social. “Para que possamos embutir nos serviços e programas socioassistenciais do SUAS, voltados as melhorias e valorização dos trabalhadores, capacitando-os para o desenvolvimento de habilidades técnicas dentro das diretrizes de política assistencial na linha de geração de renda e até de profissionalização”, ressalta o secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes.

Para participar do Censo Socioeconômico, a pessoa deverá acessar o link https://www2.bauru.sp.gov.br/censosocioeconomico/ ou o site oficial da Prefeitura de Bauru, preencher os dados solicitados e confirmar o envio das informações. Em seguida, este receberá no e-mail cadastrado, o número de protocolo da operação que poderá ser utilizado para alterar os dados fornecidos, através da própria plataforma.

“É um censo aberto a todos os munícipes que queiram ajudar e apoiar o Governo Municipal na tomada de decisões e criação de políticas públicas para apoio e assistência àqueles que na cidade necessitem de uma avaliação de como se integrar melhor, não só no mercado de trabalho, mas também no desenvolvimento econômico do município. Quando ocorrer a retomada das atividades comerciais, precisaremos entender o que será necessário para dar suporte para a pessoa que está desempregada, quanto tempo ela está desempregada, qual a renda familiar, qual a formação profissional e o que a cidade pode, junto com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil, buscar de apoio para reintegrar essas pessoas e famílias ao desenvolvimento, para poderem gerar sua renda, sobreviver e ter sua subsistência garantida” informa a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin.

As dúvidas sobre o censo podem ser tiradas pelos emails:
bemestar@bauru.sp.gov.br
desenvolvimento@bauru.sp.gov.br
anatoledo@bauru.sp.gov.br ou pelos telefones 3214-3796, 3227-8624 e 3214-4806.