Prefeitura de Bauru entrega salas de mamografia e tomografia no CDIB

  • Lucca Willians

Na manhã deste sábado (09), o prefeito Clodoaldo Gazzetta e o secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antônio, entregaram duas salas equipadas com dois novos aparelhos, de tomografia e mamografia digital, no Centro de Diagnóstico por Imagens de Bauru – CDIB.

O tomógrafo, adquirido por meio de recursos municipais, permitirá realizar o diagnóstico diferencial dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG. O equipamento possibilita identificar o estágio de comprometimento do pulmão dos pacientes suspeitos ou infectados com o Covid-19.

Segundo o prefeito Clodoaldo Gazzeta, “é a primeira vez na história da cidade que um tomógrafo é utilizado na rede de saúde do município. Os exames são obrigação do governo no estado, mas em Bauru estamos assumindo este papel para diminuir a fila de espera e melhorar o diagnóstico precoce dos pacientes”, relata.

Na busca de ampliação no número de exames e o rastreamento precoce do câncer de mama nas mulheres, a Prefeitura também contará com um mamógrafo digital, adquirido pela Pacaembu Construtora por meio de recursos advindos de contrapartida com o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV. A empresa também foi responsável pelo pagamento da reforma e adequações das salas onde foram instalados os aparelhos, além da aquisição de equipamentos de informática e licenças de software.

O Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antônio agradeceu todos os funcionários e entidades envolvidos nesta conquista e enfatizou que os equipamentos são uma importante aquisição para o município, “pois estamos no meio de uma pandemia e Bauru está saindo na frente, com a capacidade de ter um tomógrafo de altíssima geração e de uma excelente qualidade que vai auxiliar bastante no diagnóstico do Covid-19”, afirma.

Além do prefeito Gazzetta e do secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antônio, estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito Toninho Gimenes, os secretários Airton Martinez (Meio Ambiente) e José Carlos Fernandes (Bem-Estar Social); os vereadores Markinho Souza, Carlinhos do PS e Sandro Bussola; o diretor de Negócios da Pacaembu Construtora, Marcelo Machado, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Marcos Cabello, a presidente da ONG Amigas do Peito, Clara Vasconcelos, além de assessores e diretores da Secretaria de Saúde.

Tecnologia

As imagens nos exames de mamografia e tomografia são de alta definição e com baixa incidência de radiação, proporcionando maior segurança para o paciente e a equipe técnica.

Por meio da tecnologia no sistema de informatização, existente em toda a rede pública municipal, os profissionais podem acessar as imagens imediatamente após sua execução, via internet, em qualquer serviço de saúde. Oferecendo facilidade e agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes, redução de custo, além de ser uma ferramenta de planejamento para a gestão pública

Serviço:

O Centro de Diagnóstico por Imagem de Bauru – CDIB, está localizado na rua Rubens Arruda Quadra, 7, ao fundo do Pronto Socorro Central. Os telefones para contato são: (14) 3104-1184 ou 3104-1185.