Pesquisa Ibope para mapeamento da Covid-19 será retomada nesta terça-feira em Bauru

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde informa que será retomada nesta terça-feira (19) a pesquisa do Ibope que visa mapear a propagação do coronavírus, intitulada "A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no Brasil". A decisão ocorreu após a aprovação pela Comissão Científica e de Pesquisa da Saúde do município em reunião nesta segunda-feira (18), a partir de tratativas entre o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Ministério da Saúde sobre a legalidade do projeto.

Os trâmites foram necessários após os técnicos terem iniciado a pesquisa na última quinta-feira (14) sem o conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde e a verificação de possíveis irregularidades na realização dos testes como o uso inadequado de EPI´s, a manipulação de resíduos infectantes e a destinação do lixo hospitalar, entre outros problemas. Por este motivo a Secretaria suspendeu de forma temporária a realização dos testes até que a situação fosse regularizada, o que ocorreu na tarde desta segunda-feira.

Este estudo está sendo realizado em todo o País por meio de parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e o Ibope Inteligência, financiado pelo Ministério da Saúde. Conforme o Ibope, os pesquisadores foram autorizados pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com a aprovação dos procedimentos desde que fossem treinados por biomédicos e realizassem os trabalhos com a devido uso de EPI's.

A equipe do Ibope em Bauru contará com 16 técnicos treinados por biomédicos na Capital. Ao todo estão previstas coletas de 250 amostras em 25 setores da cidade (02 amostras por domicílio, mediante realização de sorteio entre os moradores). Em todos os estados brasileiros serão recolhidas 33 mil amostas para testes rápidos para detectar o Coronavírus.