Ibope seleciona Bauru para pesquisa do índice nacional de contaminação da Covid-19

  • Lucca Willians

A cidade de Bauru foi escolhida para fazer parte de uma pesquisa nacional realizada pelo Instituto Ibope/SP, contratado pela Universidade de Pelotas-RS, para levantar o índice de contaminação da Covid-19 no país. Entretanto, o inquérito sorológico que começou nesta quinta-feira (14) foi interrompido pela Vigilância Sanitária do Município, porque a Secretaria de Saúde não havia sido informada sobre a atividade.

O chefe da equipe em Bauru, Edmilson da Silva Zumba foi convidado para uma reunião com o Secretário de Saúde Sérgio Henrique Antônio, o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Mario Ramos e a diretora da Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Marcela Camargo, quando ficou definido que a pesquisa só poderá ser retomada após a regularização da atividade junto à Secretaria.

De acordo com o Edmilson Zumba, a equipe do Ibope de São Paulo, em Bauru conta com 16 técnicos treinados por biomédicos na Capital, que chegaram a realizar 10 testes rápidos para detectar o Covid-19 na cidade, antes da interrupção do trabalho. Ao todo estão previstas coletas de 250 amostras em 25 setores da cidade (02 amostras por domicílio, mediante realização de sorteio entre os moradores). Em todos os estados brasileiros serão recolhidas 33 mil amostas para testes rápidos para detectar o Coronavírus.