Ibope inicia terceira fase de pesquisa para mapeamento da Covid-19 em Bauru

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde informa que no próximo domingo (21) inicia a terceira e última fase da pesquisa do Ibope Inteligência de mapeamento da Covid-19 no município. Serão mais 250 testes rápidos aplicados, com previsão para finalização até terça-feira (23), podendo ser prorrogado caso o número mínimo de entrevistas não seja atingido neste período.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Ibope Inteligência. O estudo visa mapear a propagação do coronavírus no país, intitulada "A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no BRASIL".

Segundo a supervisora do estudo em Bauru na segunda fase, Fernanda Zolla, com base nas respostas obtidas no campo é possível às prefeituras traçarem metas mais precisas e planejar soluções em relação a flexibilização. "Isso porque estamos mapeando a prevalência do coronavírus, muitas pessoas assintomáticas ou que tiveram o contato com o vírus e tem anticorpos, mas não sabem", explica.

Nas duas fases anteriores da pesquisa foram realizados 475 testes, sendo 474 negativos e apenas um positivo para Covid-19.

O teste

Os pesquisadores (individualmente ou dupla) estarão identificados com crachá do Ibope. O morador que aceitar participar da pesquisa (que é voluntária), deverá permitir a entrada dos técnicos em suas residências, onde será aplicado um questionário e realizado o teste sanguíneo.

Os técnicos utilizarão equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão trocados a cada residência visitada. Em acordo com a Saúde, o lixo hospitalar gerado será encaminhado às unidades de saúde e a Secretaria será responsável pela destinação correta dos mesmos.

Conforme o Ibope, assim como nas fases anteriores, a equipe passou por treinamento metodológico e de biossegurança, além de contar com uma enfermeira ou enfermeiro em cada um dos 133 municípios participantes. Se houver algum 0resultado positivo na família visitada, todos da residência devem realizar o exame, e a Vigilância do Município deve ser notificada imediatamente. O resultado final será encaminhado ao Ibope e à Secretaria Municipal de Saúde.