Ibope inicia segunda fase de mapeamento da Covid-19 em Bauru

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde informa que a segunda fase da pesquisa do Ibope Inteligência de mapeamento do Covid-19 será realizado em Bauru a partir desta quinta-feira (04). Serão mais 250 testes rápidos aplicados com previsão para finalização até sábado (06), podendo ser prorrogado caso o número de entrevistas mínimos não seja atingido neste período.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Ibope Inteligencia. O estudo visa mapear a propagação do coronavírus no país, intitulada “A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no BRASIL”.

Vale ressaltar que pesquisadores (individualmente ou dupla) estarão identificados com crachá do Ibope. O morador que aceitar participar da pesquisa (que é voluntária), deverá permitir a entrada dos técnicos em duas residências onde eles aplicarão um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, e assim realizar o teste sanguíneo.

Conforme o Ibope, para esta segunda fase foi reforçado o treinamento metodológico e de biossegurança dos entrevistadores que irão a campo, além da contratação de um (a) enfermeiro (a) em cada um dos 133 municípios participantes. Com o intuito de “dar o suporte técnico aos entrevistadores em campo e estreitar o contato com as autoridades locais”, ressalta.

Os técnicos utilizarão equipamentos de proteção individual (EPIs) que serão trocadas a cada residência visitada. Em acordo com a Saúde, o lixo hospitalar gerado será encaminhado às unidades de saúde e a secretaria será responsável pela destinação correta dos mesmos.

O número de casos positivos verificados pela realização dos testes será enviado à Secretaria de Saúde para incremento dos casos notificados no Informe epidemiológico. Após 14 dias da finalização desta segunda etapa será realizada uma terceira e última pesquisa com aplicação de testes.