Farmácias Municipais passam a ter novas regras

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir da próxima segunda-feira (27), torna-se obrigatório o uso de máscaras aos pacientes/usuários das Unidades Farmacêuticas Municipais – UAFs. Conforme estabelecido pelo Decreto nº 14.735, desta quarta-feira (22), é obrigatório o uso de máscaras retornáveis em todos os estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e industriais, nos edifícios públicos e transporte coletivo.
As unidades também tiveram alterações no horário de funcionamento devido o Plano de Contingenciamento do Coronavírus, medida preventiva e de enfrentamento à pandemia.

Na UAF Bela Vista, o atendimento é das 8h às 12h (senha até às 11h) para idosos (acima de 60 anos) e das 13h às 19h (senha até 18h), para os demais pacientes/usuários. Os atendimentos são de segunda a sábado. Aos domingos e feriados a UAF Bela Vista somente dispensará medicamentos prescritos para o tratamento de doenças agudas.

Na UAF do Centro e do Geisel, os pacientes/usuários com idade igual ou superior a 60 anos serão atendidos das 8 h às 12 h (senhas liberadas até as 11 h). Demais pessoas deverão ir à unidade apenas no horário das 13 h às 17:00 (senhas até as 16h).

Demais UAFs que funcionam dentro das Unidades Básicas de Saúde vão atender no mesmo horário que elas atendiam antes do coronavírus, apenas adaptando o fluxo conforme determinado em cada unidade.

Todas as unidades permanecerão fechadas das 12 h às 13 h para limpeza e desinfecção devido o Covid-19. A Secretaria de Saúde pede aos pacientes/usuários que respeitem o horário estabelecido, para que não sejam prejudicados os atendimentos.

A Secretaria também enfatiza que o atendimento a pessoas acima de 60 anos está sendo realizado somente na parte da manhã devido o risco de exposição dos pacientes idosos, que pertencem ao grupo de risco, à contaminação pelo coronavírus.

As Unidades de Assistência Farmacêutica Municipais (UAFs) só aceitarão receitas de pacientes com idade igual ou maior que 60 anos se for dele mesmo ou de outro idoso. Devido à preferência no atendimento a esta faixa etária, muitos idosos têm ido às unidades para retirar medicamentos de familiares mais jovens.