Clubes decidem pelo cancelamento do NBB

  • Alex Silva

Em reunião realizada por videoconferência nesta segunda-feira (04), os clubes decidiram pelo cancelamento da temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB) devido a Pandemia da Covid-19.

A principal justificativa para a tomada dessa decisão, é o diferente estágio da doença em várias regiões do país, o que impossibilitaria que todos os clubes voltassem a treinar ao mesmo tempo.

“Nós fomos até o estouro do cronômetro. Ouvimos todos os personagens que fazem do NBB uma das competições mais admiradas do Brasil. Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso, mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, afirmou o presidente interino da Liga Nacional de Basquete (LNB), Nilo Guimarães.

Havia um projeto para a retomada da temporada a partir dos playoffs, respeitando os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), levando em consideração questões financeiras e de logística. O projeto previa que os jogos da fase final seriam realizados em São Paulo, com a volta aos treinos 40 dias antes da retomada dos jogos com avaliações físicas constantes dos atletas, além da testagem de todos os profissionais envolvidos nas partidas. A ideia é que todos os jogos da fase final fossem realizadas em São Paulo.

A Liga estimava que cerca de 2000 testes deveriam ser aplicados, o que seria bancado pelos clubes. A estimativa é que cada clube desembolsasse por volta de 84 mil reais para a realização dos testes.

O campeonato estava paralisado desde o dia 15/03, quando São Paulo e Unifacisa fizeram o último jogo. As últimas partidas antes da paralisação foram realizadas com portões fechados, já como medida de contenção a propagação do Coronavírus.

Classificação da fase regular garantida

Na nota divulgada, a LNB afirma que foi decidido que a classificação da fase regular será mantida para definir os clubes que vão representar o Brasil nas competições internacionais na próxima temporada. A Liga ressalta que até o momento não há nenhum posicionamento sobre as vagas destinadas para a Baskteball Champions League Americas e também para a Liga Sul-Americana de Basquete.

Assim como aconteceu na Superliga Feminina de Vôlei, não há um campeão decretado para essa temporada. Confira a classificação do NBB aqui: https://lnb.com.br/nbb

Bauru já havia pedido afastamento da temporada

A equipe do Bauru Basket já havia pedido seu afastamento da temporada 2019-2020 do NBB, no último dia 15 de abril. A decisão foi tomada para que fosse possível honrar os compromissos estipulados para a temporada, visto que o Dragão perdeu faturamento vindos de patrocínio durante a Pandemia.

A equipe enfrentaria o Mogi na segunda fase do NBB.