Secretaria de Saúde treina servidores para aplicação de testes da Covid-19

  • Welinton Barros

A Secretaria de Saúde de Bauru realizou nesta segunda-feira (08) o segundo dia de treinamento aos profissionais de saúde para aplicação de testes de identificação da Covid-19. O primeiro treinamento foi realizado na última sexta-feira (05) e o terceiro será nesta terça-feira (09). O objetivo é adequar os procedimentos de realização e uso dos 15 mil testes rápidos adquiridos pela Prefeitura na última semana.

O treinamento é destinado aos profissionais de saúde das Unidades referenciadas de atendimento ao Covid-19 que aplicarão os testes. São elas: Unidade Básica de Saúde da Vila Falcão, Bela Vista, Núcleo Geisel e Mary Dota. Além dos profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Socorro Central, Posto Avançado Covid-19 (PAC) e do Núcleo de Vigilância em Saúde.

Esses testes rápidos identificam o antígeno do vírus por meio de secreção (swabs nasais). O exame será destinado a pacientes sintomáticos, entre o 3º e o 7º dia de início dos sintomas, exceto Idosos (pessoas acima de 60 anos), profissionais da área de saúde vinculados ao SUS, profissionais de segurança e salvamento e demais comorbidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Nestes grupos será realizado o exame de RT-PCR em pacientes entre o 3º e 10º dias de início dos sintomas. Após o 11º dia, a pessoa será diagnosticada por meio do exame de IgG/IgM.

*Com informações da Prefeitura de Bauru