Senai e Fiesp doam 5 mil máscaras faciais para Prefeitura de Bauru

  • Lucca Willians

Na tarde desta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 5 mil máscaras esterilizadas doadas pelo Serviço Nacional Aprendizagem Industrial - Senai de Bauru. Também foram doadas mais 40 unidades de protetores faciais, além dos 60 protetores recebidos pela secretaria no dia 07 de abril da parceria entre Senai e Unesp. O material será destinado às unidades públicas de saúde para uso dos profissionais que estão da linha de frente no atendimento a pacientes com o Covid-19.

As máscaras do tipo cirúrgicas são resultados da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp com parceria ao Senai de São Paulo. A meta das entidades é produzir 600 mil máscaras para serem doadas a todo o Estado de São Paulo. Estão envolvidas no trabalho de confecção 14 escolas Senai, distribuídas pelo Estado, que possuem curso de costura.

O Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antônio agradeceu imensamente às entidades, costureiras e todas as pessoas envolvidas. "Nós estamos todos os dias numa luta diária de manhã, tarde e noite na procura de EPI's para proteger nossos profissionais que estão na linha de frente para salvar vidas. E a solidariedade nos dá muita força, não só a nós, mas a toda a equipe da Secretaria para continuarmos a batalha", ressalta.

Segundo o Diretor do Senai de Bauru, Ademir Redondo, "tem uma escola em São Paulo que possui uma máquina de costura que corta o material para que as outras 14 produzam as máscaras, incluindo a escola de Bauru, que produz em torno de 800 por dia", relata. A distribuição das máscaras é feita de acordo com a necessidade dos municípios a partir da análise técnica do Comitê de Crise da Fiesp. Ainda conforme Ademir, o comitê está fazendo a pesquisa de quais municípios atendem um grande número de pessoas infectadas, que tem uma quantidade relevante de médicos e possuem poucos EPI's.

Na produção das máscaras, o Senai conta com a colaboração de alunos, ex-alunos, professores e voluntários que estão tendo a oportunidade de trabalhar em uma ação humanitária. As máscaras produzidas pelas escolas são enviadas para a esterilização em autoclave nos polos de São Bernardo do Campo e Campinas.

Nas doações para a saúde de Bauru, o empresário Rodrigo Mandaliti, parceiro da Fiesp, foi o responsável por buscar as máscaras em Campinas. Rodrigo parabenizou a Prefeitura e destacou que "se nós estamos colhendo um impacto relativamente positivo na nossa cidade é o trabalho do secretário e de toda a equipe técnica", aponta.

Também esteve presente na entrega das máscaras vereador Mané Losila e o diretor do Sesi, Clóvis Cavenaghi Pereira, que ressaltou a união de esforços da Fiesp e das entidades. "Todos estão numa missão única, a de aliviar esse momento de dor das pessoas. É um momento que embora seja difícil é onde vemos florescer a grandeza do ser humano", aponta. O Secretário de Saúde enfatizou a importância do isolamento e pediu que a colaboração de todos em permanecer em suas residências.