Prefeitura de Bauru registra boletim de ocorrência para apurar quebra de sigilo profissional

  • Lucca Willians

Na tarde do último sábado (11), a Prefeitura de Bauru, por meio do Diretor de Unidades de Urgência e Pronto Atendimento, Paulo Pepulim, registrou boletim de ocorrência por quebra de sigilo profissional ocorrido entre as 10h e 11h de sexta-feira (10), no Pronto Socorro Central.

O procedimento de atendimento de um paciente que chegou em estado grave no Pronto Socorro, transferido da UPA May Dota, foi fotografado, quebrando assim o sigilo profissional e de paciente, além de expor o mesmo que estava em situação crítica, uma vez que as fotos foram publicadas em rede social e postadas em grupos de whatsapp, com informações não verídicas.

Diante do ocorrido, a Prefeitura pediu a investigação criminal por parte da Polícia Civil, que averígua o caso a partir das fotos e postagens nas redes sociais. A Secretaria de Saúde abrirá sindicância interna para verificar se tem algum servidor envolvido, já que o acesso à sala de emergência é permitido somente aos funcionários.

A Secretaria ressalta que todos os procedimentos médicos exigidos para o caso foram tomados pela equipe médica, incluindo o pedido de vaga para o Hospital Estadual e a transferência do paciente ocorrida ainda no período da manhã de sexta-feira.