Fatec Bauru doa protetores faciais para a Secretaria de Saúde

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta segunda-feira (06), a doação de 40 protetores faciais da Faculdade de Tecnologia Bauru (Fatec), como auxílio ao enfrentamento da Covid-19 no município. Os protetores fazem parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) utilizados por funcionários da Secretaria da Saúde que estão na linha de frente no tratamento de pacientes com o coronavírus.

O protetor facial, confeccionado por alunos da Fatec em impressoras 3D, protege contra gotículas de saliva ou demais secreções. Segundo o diretor da Fatec/Bauru que realizou a entrega, professor doutor Sebastião Gândara Vieira, "toda a produção tecnológica que for favorecer a sociedade é importante. É o que está sendo feita agora, nós temos até uma capacidade reduzida de produção, mas dentro do que é possível estamos tentando ajudar a coletividade".

O diretor do Departamento de Urgência e Emergência da SMS, médico Paulo Pepulim, ressalta como fator importante nesta parceria da Fatec/Bauru com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a qualidade do produto desenvolvido, tendo em vista que foram formulados por profissionais capacitados. "A importância desta preocupação de outro órgão que não é da área da saúde com os profissionais que estão lidando com a pandemia do Covid-19 mostra que nossa sociedade ainda tem um comprometimento com o próximo".

A partir de hoje a Secretaria de Saúde lança junto a sociedade civil a campanha de doação de EPI's para uso dos trabalhadores da área, por meio da campanha "PROTEJA QUEM PROTEGE". Os equipamentos visam reforçar as estruturas de saúde para atender os pacientes com Covid-19. Qualquer pessoa pode contribuir, mesmo que em pequenas quantidades, com máscaras cirúrgicas (tripla), máscaras N95 ou PFF2, avental descartável gramatura 40, touca descartável com elástico, óculos de proteção individual, luva de procedimento latex, protetor facial e álcool em gel.

As doações podem ser entregues diretamente na sede da Secretaria de Saúde na Rua Gerson França, nº 7-49 por meio dos servidores Eliete e Ana Célia. Ou entrar em contato pelos telefones 3104-1459 / 3104-1460, e-mail: dci_saude@bauru.sp.gov.br.