LNB encerra primeira fase do NBB. Confira os desdobramentos

  • Lucas Rocha

Caso sejam realizados, os playoffs serão disputados em jogo único. Imagem: Fotojump/NBB

A Liga Nacional de Basquete realizou uma reunião nesta quinta-feira (26), por vídeo conferência, com os representantes dos clubes e dos atletas envolvidos no NBB 12. O diálogo tinha como objetivo, encontrar soluções para a sequência da competição, paralisada desde o último dia 15 por conta da pandemia do COVID-19, o novo coronavírus.

Os presentes decidiram de forma unânime encerrar a primeira fase do campeonato no ponto que está e deixar em aberto a possibilidade de realização dos playoffs no mês de junho, respeitando a classificação do campeonato por aproveitamento e jogando a fase decisiva em jogo único. Outras reuniões acontecerão semanalmente para avaliar novamente a medida em conformidade com a situação vigente da pandemia.

Calendário apertado

Um dos principais empecilhos para imaginar uma sequência de campeonato é a data de fim do contrato dos atletas, em sua maioria dia 30/06. Desta forma seria impossível a realização do campeonato além deste período, tendo em vista não só o contrato com atletas, mas também com os patrocinadores assinados com data semelhantes.

Alguns destes patrocinadores também tem vivido dificuldade para honrar os contratos com as equipes, o que deixa o cenário ainda mais nebuloso.

Deslocamento dos atletas estrangeiros

A fase de playoffs em jogo único foi simulada dentro de um prazo de 22 dias, contando uma semana para retorno dos atletas aos treinamentos. Alguns dirigentes presentes na reunião também ponderaram a dificuldade financeira e logística de trazer estes jogadores por um período muito curto. Até aqui apenas o caso com o pivô Maique do Paulistano foi oficializado, Leandrinho ainda está sob investigação.

Cenário de playoffs

Os quatro primeiros colocados, na sequência: Flamengo, Franca, São Paulo e Minas estariam classificados de forma direta para as quartas de final.

Oitavas de final

(5°) Mogi x Bauru (12°)

(8°) Botafogo x Rio Claro (9°)

(6°) Pinheiros x Paulistano (11°)

(7°) Corinthians x Unifacisa (10°)

Quartas de final:

Flamengo x Botafogo ou Rio Claro

Franca x Corinthians ou Unifacisa

São Paulo x Pinheiros ou Paulistano

Minas x Mogi ou Bauru