Lucca Willians
Pleito da Câmara Municipal de Bauru, a abertura de leitos do Hospital das Clínicas (HC) já conta com o desenho de estruturação técnica - medida crucial para que a unidade entre em operação, em caráter de urgência, para ampliar o atendimento a pacientes que venham a apresentar complicações no quadro clínico, em decorrência da COVID-19.
O estudo foi elaborado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-6), órgão com o qual o Poder Legislativo fez contato na manhã desta quarta-feira (25/03), por meio da vereadora Telma Gobbi (Solidariedade), que preside a Comissão de Saúde da Casa.
A informação repassada aos parlamentares é de que o documento seria enviado hoje ao governo de São Paulo, de quem dependerá a liberação de recursos para os investimentos necessários e para o custeio do serviço.
Ontem (24/03), em nome dos 17 vereadores de Bauru, o Poder Legislativo encaminhou ofício ao governador João Dória ofício pedindo a abertura, com urgência, do HC, em razão da pandemia do novo coronavírus. Leia mais
A notícia de que o desenho de estruturação da unidade está pronto aponta chances de concretização do pleito em curto prazo. Macas e parte dos equipamentos já estão instaladas.
172 leitos
A proposta elaborada pelo DRS aponta a abertura de 172 leitos no HC - prédio de 11 andares, com 21 mil metros quadrados.
A unidade deve ser credenciada como referência regional para o atendimento a pacientes com COVID-19.
A expectativa de investimentos para equipar o hospital é de aproximadamente R$ 2 milhões.
Reforço: Hospital Estadual e Lauro de Souza Lima
Além da abertura do Hospital das Clínicas, o DRS preparou o estudo para abrir mais 20 leitos no Hospital Lauro de Souza Lima, que poderão receber pacientes de menor complexidade, liberando a mesma quantidade de vagas para que Hospital Estadual possa receber mais pessoas que venham a ser acometidas pelo novo coronavírus.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru