Alex Silva
Além da decisão pelo encerramento da Superliga Feminina 2019/2020 sem campeão, os clubes aprovaram hoje (19) pela manhã o fim do ranking de jogadoras e o aumento do número de atletas estrangeiras por time para a próxima temporada. O Sesi Vôlei Bauru dessa vez votou pelo fim do ranking, mudando sua posição em relação a primeira votação.
O ranking tinha sido mantido em uma votação feita no começo do mês na sede da Confederação Brasileira de Vôleibol (CBV), porém os representantes de São Paulo-Barueri e Curitiba não estiveram presentes e não tiveram seus votos (enviados por email) computados, o que gerou polêmica e reclamações por parte de jogadoras e clubes.
Após a pressão recebida, a CBV optou por fazer uma nova reunião, dessa vez por vídeoconferência, para que todos pudessem participar e também como medida de proteção ao coronavírus.
Tiveram direito ao voto as 10 equipes que participarão da Superliga Feminina na temporada seguinte mais a comissão de atletas, o fim do ranking foi aprovado por 7 a 4 e o aumento do número de estrangeiras por 6 a 5.
Dessa forma as equipes não terão restrições para a contratação de atletas brasileiras na próxima temporada. Até a última edição da Superliga Feminina cada clube poderia contar com apenas duas jogadoras consideradas nota sete no ranking. O Sesi Vôlei Bauru tem no seu elenco duas jogadoras dessa lista, a ponteira Tiffany e a levantadora Dani Lins. As outras jogadoras que faziam parte dessa lista são: Thaisa e Macris (Minas Tênis Clube), Tandara e Fabíola (Sesc-RJ), Gabi (Vakifbank-Turquia), Fabiana (Hisamitsu-Japão), Fernanda Garay (Praia Clube-MG) e Natália (Eczacibasi-Turquia).
O outro ponto alterado foi o aumento do limite de atletas estrangeiras por clube na Superliga. Até a temporada 2019/2020 cada clube podia contar com somente duas jogadoras de fora do Brasil. Com a alteração, agora os clubes poderão contratar até três atletas estrangeiras.
Confira como votou cada clube:
Ranking (7 a 4)
Dentil/Praia Clube – Fim do ranking
Sesc RJ – Manutenção do ranking
Itambé/Minas – Fim do ranking
Sesi Vôlei Bauru – Fim do ranking
Osasco Audax São Cristóvão Saúde – Fim do ranking
São Paulo/Barueri – Fim do ranking
Fluminense – Manutenção do ranking
Curitiba – Fim do ranking
Pinheiros – Manutenção do ranking
Flamengo – Manutenção do ranking
Comissão de Atletas – Fim do ranking
Estrangeiras (6 a 5)
Dentil/Praia Clube – Três estrangeiras
Sesc RJ – Duas estrangeiras
Itambé/Minas – Três estrangeiras
Sesi Vôlei Bauru – Três estrangeiras
Osasco Audax São Cristóvão Saúde – Três estrangeiras São Paulo/Barueri – Duas estrangeiras
Fluminense – Duas estrangeiras
Curitiba – Três estrangeiras
Pinheiros – Três estrangeiras
Flamengo – Duas estrangeiras
Comissão de Atletas – Duas estrangeiras