Espaço Inova Bauru e Projeto Lab de Energia Criativa serão inaugurados na próxima semana

  • Lucca Willians

Na próxima segunda-feira (23), às 10h30, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda inaugura o primeiro espaço de inovação da cidade, o Inova Bauru. Na ocasião, também será inaugurado o Projeto Lab de Energia Criativa, que conta com o patrocínio da AES Tietê e os apoios da Prefeitura e do Ministério da Cidadania.

O espaço Inova Bauru será localizado na Rua Joaquim Anacleto Bueno, 1-60, no bairro Jardim Contorno e as aulas do Projeto terão início no mesmo dia do evento, com a abertura dos espaços do Inova Bauru que foram preparados para receber o curso e equipados com mobiliário e equipamentos como impressoras 3D, kits e ferramentas educacionais “maker”, notebooks e conectividade.

A iniciativa oferecerá mentoria e transmitirá conhecimento em diversas áreas, entre elas: a metodologia de projetos, modelagem 3D, programação, design thinking, além de incubar e catalisar iniciativas dos próprios alunos que podem gerar transformações positivas na sociedade.

Ao todo, foram recebidas 363 inscrições de jovens entre 13 e 21 anos, residentes do município. Desse grupo, foram selecionados 160 jovens que irão compor as primeiras turmas da iniciativa. A proposta de trabalho é desenvolver o potencial criativo, individual e coletivo, estimulando o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, por meio de pesquisas e experiências.

Aline Fogolin, secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, destaca a importância da inauguração do Inova Bauru e do Lab de Energia Criativa para a cidade: “O município passa a ter, agora, ferramentas importantes para atrelar a ciência e a inovação à nossa comunidade, às instituições e organizações, criando um cenário favorável para a integração do ecossistema de inovação municipal e regional”.

A coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê, Andrea Santoro, reforça que a inovação é um dos pilares de investimento social e foco estratégico da companhia. “Acreditamos que a inovação é o caminho para o desenvolvimento sustentável e estimular a criatividade junto à nova geração contribui para formação de indivíduos críticos e com acesso a ferramentas para busca de soluções. O Lab de Energia Criativa procura desenvolver habilidades técnicas e raciocínio crítico, bem como estimula o potencial criativo dos alunos participantes”, observa.

O Inova Bauru contará, ainda, com infraestrutura e serviços voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, objetivando estimular a articulação entre indústrias, instituições de ensino, pesquisa e sociedade, bem como produzir editais para a participação de interessados na modalidade de trabalho denominada coworking. As ações a serem desenvolvidas pela coordenação serão pautadas em 05 (cinco) pilares principais, levando em consideração a relevância e o interesse público: Liderança, Desenvolvimento, Criatividade, Networking e Mercado.

A agenda completa do espaço será divulgada a partir do dia 23, por meio do site oficial da Prefeitura e de suas redes sociais. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (14) 3227-7819 ou pelo e-mail inova@bauru.sp.gov.br.

Inova Bauru

As atividades do Inova Bauru, foram iniciadas em agosto de 2019, com a realização de oficinas ministradas pela equipe da Sedecon, bem como atividades oferecidas pelo Sebrae Aqui, Time do Emprego e entrevistas para o mercado de trabalho em parceria com as empresas cadastradas na plataforma Emprega Bauru. .. Ações vinculadas ao tema da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos apoiados pelas Empresas Juniores bauruenses, associações, instituições de ensino superior e projetos universitários, também fizeram parte da agenda do espaço.

AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.

Com informações da Assessoria de Comunicação da AES Tietê