Audiência Publica discute gestão do Fundo Municipal de Esportes

  • Lucca Willians

Foram convidados representantes de diversas modalidades esportivas em Bauru, com iniciativa da vereadora Chiara Ranieri (DEM). Foto: Marcelo Malacrida

A vereadora Chiara Ranieri (DEM) promove nesta quinta-feira (05), a partir das 8h30, Audiência Pública para debater a gestão dos recursos do Fundo Municipal do Desenvolvimento Esportivo em Bauru. Chiara explica que existe uma demanda crescente de recursos do Fundo por parte das entidades e projetos que promovem as mais diversas modalidades esportivas em todas as regiões da cidade. Por isso, defende que os valores sejam ampliados para que as atividades sejam mantidas e até mesmo ampliadas.

"Hoje, entidades e projetos têm uma preocupação muito grande com relação ao corte de investimentos para as atividades, a falta de transparência sobre os critérios de distribuição dos recursos, o pouco diálogo e desconhecimento, por parte da Semel [Secretaria Municipal de Esportes e Lazer], de como funcionam os projetos... Isso sem contar a falta de infraestrutura física, principalmente nos ginásios", aponta a vereadora. Também lembra que os recursos deveriam cobrir custos com inscrição para competições, transporte, alimentação e hospedagem – outra dificuldade apontada nas conversas com coordenadores das modalidades.

Chiara alerta que, com a distribuição dos valores previstos hoje, existe o risco de redução de horários de treinamentos e até mesmo fechamento de polos das atividades esportivas.

Lei

A demista lembrou também da Lei 7041/2018, apresentada por ela e pelo vereador José Roberto Martins Segalla (DEM), que disciplina a exploração de espaços publicitários em praças esportivas mantidas pelo Poder Público.
"Temos uma Lei, aprovada nesta Casa, que permite a exploração publicitária dentro dos ginásios esportivos com a finalidade de suprir essa falta de verba para infraestrutura física", avisa. "Mas essa lei está sendo colocada de lado [pela Administração Municipal]. Ninguém lembra dela", completa.

Convocados e convidados

Para a Audiência Pública, foram convocados o secretário municipal de Esportes, Alexandre Zwicker; o secretário municipal de Economia e Finanças, Everson Demarchi; e o presidente do Conselho Municipal de Esporte, Claudio Massad de Moura.
Foram convidados o prefeito Clodoaldo Armando Gazzetta, todos os clubes e associações esportivas que recebem recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo e também os coordenadores das modalidades esportivas em Bauru.
Vale reforçar que a Audiência Pública é aberta à participação de toda a sociedade.

Participação

Os munícipes podem participar das audiências públicas encaminhando perguntas, comentários ou sugestões pelo WhatsApp (14) 98119-5511. As contribuições são lidas e discutidas ao vivo. Para isso, é necessária identificação com nome completo e instituição que representa ou o bairro onde mora.

Mensagens anônimas, ofensivas, com conteúdo impróprio ou que não tenham relação com o tema em debate serão descartadas.

Como há horários pré-estipulados para o início e o término das audiências, quando não houver tempo para a leitura de todas as perguntas e comentários, o material será direcionado aos órgãos pertinentes.

Com informações da Assessoria Parlamentar da vereadora Chiara Ranieri.