Legislativo adia votações sobre 'open bar' e ampliação de serviços da Emdurb

  • Lucca Willians

Os vereadores de Bauru decidiram adiar a votação de dois Projetos de Lei que constavam na Pauta da Sessão Ordinária desta segunda-feira (17). Um deles, de iniciativa do vereador Coronel Meira (PSB), busca proibir a promoção de festas "open bar" no município (Processo 142/19).

O autor e os parlamentares Chiara Ranieri (DEM) e José Roberto Segalla (DEM) apresentaram argumentos favoráveis à proposta, mas Ricardo Cabelo (Cidadania) entende que o debate precisa ser ampliado.

Por essa razão, o vereador solicitou o sobrestamento da matéria por três semanas para que possa ser convocada Audiência Pública sobre o assunto.

O pedido foi aceito por unanimidade, inclusive por Meira, que apenas lamentou o fato de o projeto ter ficado por meses parado sob a relatoria do vereador licenciado Roger Barude (Cidadania), no âmbito da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.
O texto tramita na Casa desde o mês de julho e, de acordo com o proponente, tem o intuito de evitar mortes.

Na Tribuna, Meira falou sobre sua experiência na Polícia Militar, suas percepções como pai e relembrou casos icônicos de mortes de jovens, associadas ao consumo excessivo de álcool em festas com bebida à vontade. Em sua avaliação, esses eventos promovem apologia ao consumo de uma droga lícita.

Chiara disse que, por trabalhar com jovens, avalia positivamente à proposta, especialmente em uma cidade com forte presença de estudantes universitários.

José Roberto Segalla acrescentou que o abuso sexual contra mulheres embriagadas tem sido outro grave problema decorrente de festas "open bar".

No contraponto, Ricardo Cabelo argumentou que a proposta atingira apenas jovens de baixa renda, pois os que têm condições de pagar pelo consumo avulso de bebidas não teriam seus hábitos afetados.

O segundo Projeto sobrestado – este, por duas Sessões Ordinárias – foi encaminhado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta e pede autorização para que a Emdurb preste serviços em entidades assistenciais devidamente cadastradas junto às secretarias municipais Educação, Administrações Regionais (Sear), Esporte e Lazer (Semel) e Cultura.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru.