Zoológico de Bauru completa 40 anos

  • Lucca Willians

Nesta segunda, 24, o Parque Zoológico Municipal de Bauru completa 40 anos de trabalhos voltados à conservação da fauna. Inaugurado em 1980, o Zoo Bauru possui uma área construída de 50.000 m2 e está localizado em uma área total de 20 hectares, que faz limite com uma área de preservação de cerrado de mais de 200 hectares.

Desde sua criação, o Zoo Bauru tem como objetivos realizar trabalhos de conservação da fauna, educação ambiental, pesquisa científica e lazer, sendo este último apenas uma pequena parcela de tudo que é feito em prol dos animais. Hoje, o Zoo conta com um plantel de 700 animais, de 170 espécies diferentes (entre aves, mamíferos, répteis e peixes) e 50 funcionários dedicados aos cuidados necessários para proporcionar-lhes, saúde e bem-estar.

A maioria destes animais é oriunda de outros zoológicos ou centros de conservação e alguns poucos chegaram à instituição com sequelas provenientes de ações humanas, como o tráfico e atropelamentos, ficando impossibilitado o retorno à natureza, ou seja, nenhum animal é retirado de seu ambiente, o que seria crime ambiental. Muitos casos de reprodução alegram a história do Zoo Bauru, inclusive de animais ameaçados de extinção como o mico-leão-dourado, a ararajuba e o lobo-guará, símbolo do Zoo. Estes animais sob cuidados humanos são muito importantes para a manutenção do patrimônio genético das espécies e manutenção das populações no ambiente natural.

O Zoológico de Bauru também oferece assistência à fauna de vida livre, realizando trabalhos de resgate, cuidados veterinários e sempre que possível, a soltura destes animais que sofrem com o tráfico, atropelamentos, perda de hábitat e demais consequências de ações humanas na natureza. Função essencial do Zoo, a educação ambiental tem como objetivo estimular nas pessoas o interesse do cuidado com todas as formas de vida e para isso, diversas atividades são realizadas para um público amplo e diverso, como visitas monitoradas, recepção de excursões, palestras, cursos, entre outros. Ao longo destes 40 anos o Zoo Bauru teve um grande crescimento, sempre com qualidade e em busca do aperfeiçoamento, priorizando a conservação da fauna.

O Zoo ainda está fechado para visitação devido à pandemia de Covid-19, mas os funcionários continuam dedicando-se aos animais. Até a reabertura, as atividades do Zoo podem ser acompanhadas nas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube.