Vacinação da gripe para idosos e profissionais da educação começa neste sábado (15)

  • Lucca Willians

A Secretaria de Saúde começa neste sábado (15), das 8h às 12h, a vacinação contra a Influenza em Bauru para todas as pessoas com 60 anos completos ou mais e também para os profissionais da educação ativos das redes básica e superior, pública e particular, de qualquer idade.

Os demais públicos que já estavam recebendo a vacina desde o mês passado, como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde ativos, também poderão procurar a vacina neste sábado. A vacina da Influenza é aplicada em dose única e protege da H1N1, H3N2 e Influenza B, sendo oferecida anualmente pelo Ministério da Saúde.

A vacinação neste sábado será das 8h às 12h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), sem necessidade de agendamento. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicarão a vacina da Influenza, pois funcionarão nesta data para a campanha da Covid-19 a profissionais da saúde.

A Secretaria de Saúde lembra que a vacina da Influenza é aplicada apenas aos sábados em Bauru, uma vez que de segunda a sexta-feira ocorre a vacinação da Covid-19 para diversos públicos.

Documentos

As pessoas que vão tomar a vacina da gripe – Influenza devem apresentar RG, CPF e, se possível, a carteira de vacinação. Os profissionais e trabalhadores da saúde e da educação devem levar ainda comprovante de que atuam na área, como carteira de trabalho, contrato de trabalho, holerite recente ou crachá atualizado, para que possam receber a vacina.

Para os idosos e profissionais da saúde e da educação que já tomaram a vacina da Covid-19, é necessário a apresentação também da carteira onde consta a aplicação da dose da Covid-19, para que a verificação do prazo possa ser feita na unidade de saúde.

Intervalo entre vacina

Para quem recebeu a vacina Coronavac, é necessário aguardar 15 dias após a aplicação da segunda dose antes de tomar a vacina da Influenza. Já para quem recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, é necessário aguardar 15 dias após a aplicação da primeira ou da segunda dose – é possível tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses, que é de três meses, sempre respeitando o prazo de 15 dias entre um imunizante e outro.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde pede que essas pessoas levem a carteira com as datas em que tomou a vacina da Covid-19, para agilizar a verificação por parte dos profissionais das unidades de saúde.