Unidades de Saúde de Bauru realizam ações para Campanha Outubro Rosa

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado neste mês, como ação da Campanha Outubro Rosa, diversas atividades nas Unidades de Saúde visando à detecção precoce e conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e de colo de útero.

As unidades têm promovido palestras desde o começo do mês sobre saúde da mulher, métodos contraceptivos e a importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero, com a realização do autoexame de mama e papanicolau. As palestras estão sendo realizadas em diferentes dias e horários nas salas de espera das unidades para as pessoas que aguardam por consulta, como forma de evitar aglomerações devido à Covid-19.

As unidades foram decoradas com mensagens de incentivo e orientação da saúde da mulher. Além da distribuição de cartazes e sorteio de cestas com produtos de beleza, entrega de kits e sorteio/entrega de brindes a mulheres que coletarem os exames.

Outra atividade promovida é a dinâmica com perguntas e respostas sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero. Apesar disso, algumas UBS’s também realizaram orientações à população em geral, incluindo outros temas como planejamento familiar e teste HIV.

Também foram intensificados os agendamentos e coleta de exames de mama e papanicolau, bem como a busca ativa de mulheres entre 50 e 69 anos no banco de dados das usuárias das unidades para a realização da mamografia.

Além dos exames foco da Campanha Outubro Rosa, algumas unidades também estão realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B/C. As atividades e ações continuam a ser realizadas nas unidades até o final deste mês.