Transporte Público na pandemia é tema de reunião nesta quarta-feira

  • Lucca Willians

Comissão vai reiterar cobranças sobre ações do município para coibir a superlotação nos ônibus circulares de Bauru

A Comissão de Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Bauru promove, nesta quarta-feira (15), a partir das 16h, mais uma reunião com o intuito de discutir as providências que devem ser tomadas pela Prefeitura e pela Emdurb para dar fim à superlotação dos ônibus do transporte público no contexto da pandemia da COVID-19.

Em determinadas linhas e horários, passageiros seguem viajando em pé, sem condições de respeitar o distanciamento social preconizado pelas autoridades sanitárias.

A Emdurb, responsável por gerenciar o serviço, foi convocada a enviar representantes. O prefeito Clodoaldo Gazzetta e as empresas concessionárias foram convidados.

O tema já foi pauta de debate da comissão no dia 2 de junho, quando parlamentares pediram a limitação do número de usuários por veículo.

Na ocasião, representantes do poder público informaram que as empresas concessionárias do transporte coletivo haviam reduzido a 60% a frota em circulação, em decorrência da diminuição do número de passageiros no contexto da pandemia - descumprindo determinação do prefeito Clodoaldo Gazzetta.

Na última Sessão da Câmara de Bauru, tanto o presidente da comissão, o vereador Mané Losila (MDB), quanto o presidente da Casa, José Roberto Segalla (DEM), pontuaram que o parlamento está aberto ao diálogo caso seja demonstrada a necessidade de subsídio público para garantir as condições adequadas ao transporte coletivo e o equilíbrio econômico nos contratos de concessão.

A medida também já havia sido discutida na reunião do Legislativo no início de junho.

Presidida por Mané Losila, a Comissão de Serviços Públicos e Transportes é formada ainda pelos parlamentares Luiz Carlos Bastazini (PTB) e Markinho Souza (PSDB).