Suéllen e secretários buscam recursos em Brasília; prefeita participa de reuniões com ministros e deputados

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)

A prefeita Suéllen Rosim esteve em Brasília nesta semana, participando de reuniões com ministros, deputados federais e órgãos do governo federal em busca de recursos para Bauru. Os secretários municipais de Finanças, Everton Basílio, e de Negócios Jurídicos, Gustavo Bugalho, e a coordenadora de convênios, Andrea Blasque, participaram das reuniões na capital federal, realizadas entre segunda-feira (22) e quarta-feira (24), discutindo assuntos diversos de interesse do município.

Previdência

Uma das reuniões foi com o secretário de Previdência, Narlon Nogueira, para tratar sobre o reajuste da alíquota previdenciária dos servidores municipais de Bauru. No ano passado, foi aprovado projeto de lei que altera a alíquota dos atuais 11% para 14%, de maneira gradual, até 2024. Contudo, o entendimento da União é que o reajuste deve ser feito de uma só vez, já em 2021, seguindo as regras da Reforma da Previdência, aprovada em 2019.

Sem a alteração, o município não conseguirá renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento obrigatório para que a prefeitura esteja apta a receber recursos federais. "A situação é irreversível e somente alterando a lei municipal de acordo com a Reforma da Previdência é que o problema vai ser solucionado. A boa notícia é que temos um prazo para reparar a situação e o caminho é junto aos vereadores. Me reunirei com eles na semana que vem, para depois enviar para a Câmara um novo projeto de lei que faz a correção. Contamos com o apoio dos vereadores para fazer as alterações necessárias e a compreensão de todos", afirma a prefeita.

Na saúde

Outra reunião da prefeita foi com técnicos do Ministério da Saúde. Além de recursos e materiais para o enfrentamento da pandemia, o município formalizou a solicitação de equipamentos para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. Entre os pedidos, estão macas, veículos e materiais que serão usados nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), caso viabilizados pelo governo federal. Também foi solicitado aumento de verba para a manutenção da saúde básica.

Ainda na Saúde, a prefeita Suéllen Rosim entregou ofício de uma demanda que já está em andamento, que é o envio de seis novas viaturas para o Samu de Bauru. "Pedimos mais rapidez, pois estas ambulâncias são necessárias para renovar e ampliar a frota, melhorando o serviço prestado a toda a população", avisa.

Emendas

Durante a permanência em Brasília, Suéllen obteve a confirmação de liberação de emenda de R$ 400 mil destinada para custeio na área da saúde. A prefeita ainda entregou pessoalmente ofícios a deputados federais, com solicitações de emendas parlamentares para diversas áreas, como saúde, estrutura, cultura e esporte.

Com prefeitos

Outra atividade que a prefeita realizou na capital federal foi a participação no lançamento do 'Guia Novo Prefeito Mais Brasil', realizada no Palácio do Planalto. Prefeitos de diversos municípios do País estiverem no evento. Suéllen também teve reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, reforçando pedidos de Bauru feitos no mês passado na área estrutural do município. "Foi uma viagem bastante produtiva, resolvendo algumas pendências que não podiam esperar. Aproveitamos para fazer solicitações de emendas parlamentares e conversar com diversos setores do governo federal, é sempre importante manter o diálogo e mostrar as necessidades do município", conclui a prefeita.