Sincomércio entra com ação para comprar vacinas e imunizar o setor

  • Jamile Diniz

Nesta terça-feira (09), o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru (Sincomércio) entrou com uma ação pelo direito de adquirir vacinas para imunizar donos e funcionários do setor contra a Covid-19. A medida visa conseguir autorização na Justiça Federal local para fazer a importação direta de doses do imunizante em algum laboratório autorizado a realizar esse tipo de trâmite.

De acordo com Walace Sampaio, presidente do Sincomércio, a importação das vacinas seria bancada por empresas associadas à entidade e as vacinas aplicadas gratuitamente nos trabalhadores – desde que estivessem aprovadas pela Anvisa ou outras agências internacionais.

Em março, o Congresso Nacional autorizou a iniciativa privada a adquirir imunizantes contra a Covid, contanto que 100% das doses fossem doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) até que todos os grupos prioritários fossem vacinados. Depois disso, as empresas ainda teriam que doar metade das doses adquiridas ao sistema público, e só então aplicar o restante em seus colaboradores gratuitamente.

Com a ação, o Sincomércio reitera que não tem a intenção de “furar fila” no cronograma nacional de imunização, mas de ampliar o número de pessoas vacinadas e, desta forma, desafogar o SUS. A expectativa é de que o sindicato tenha uma decisão já na próxima segunda-feira (15).

Revisado por Alexandre Pittoli