Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação terá palestra sobre velhice

  • Lucca Willians

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), em parceria com a Secretaria do Bem Estar Social (SEBES) e Casa do Garoto - Programa Capacita, realiza nesta terça-feira (31), às 09h30’ palestra referente a Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação, com o tema "O Novo Código CID 11, e suas implicações - velhice não é doença".

A palestra será realizada de forme virtual pelo Médico Pediatra, Pedro Luiz Pereira Especialista em Medicina do Trabalho, Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde e Saúde Coletiva; médico fiscal do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

O tema é a nova Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), que entrará em vigor em janeiro de 2022 e prevê a inclusão da velhice como doença.

A condição de “Velhice como doença” tem sido muito discutida como uma intensificação aos preconceitos e discriminações de idade, infringindo o lugar do idoso como protagonista social.

A palestra que tem como público-alvo os trabalhadores do SUAS, Conselhos Municipais, e demais Políticas Públicas, tem por objetivo informar e esclarecer sobre o Novo Código, sendo fundamental a explanação e debate sobre o tema.