Jamile Diniz
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Economia e Finanças de Bauru apresentou uma previsão de orçamento para 2022 e, ainda que esta seja mais alta que o orçamento previsto para 2021, o município segue sem capacidade para investimentos. Desta forma, é possível, apenas realizar a manutenção dos serviços.
Em 2022, a receita estimada em Bauru é apenas 4,86% maior que neste ano – considerando os órgãos da administração direta e indireta – e 7,33% se levada em consideração a arrecadação total do Executivo municipal. De forma geral, os aumentos fazem a reposição da inflação apenas e não permitem investimentos, é o que diz o secretário de Economia e Finanças, Everton Basílio.
Basílio afirma que a prefeitura seguirá com perfil conservador na previsão orçamentária, mas afirma que este ano tem sido otimista em vista do possível recuo da pandemia mediante à vacinação. O valor previsto para Bauru em 2022 é de R$1.023.742.339,00. Em 2021, este número foi de R$ 953.813.394,00, um decréscimo comparado à previsão de 2020.
O secretario, pontua, porém, que os valores ainda podem sofrer alterações, tanto para mais, quanto para menos. “A LDO é a primeira peça orçamentária, tivemos apenas três meses para fazer as comparações com ano passado. Em setembro tem a LOA (Lei Orçamentária Anual), onde entra o detalhamento. Até lá, teremos tempo de dois quadrimestres para fazer uma previsão mais real. A LDO trabalha na forma macro, de forma detalhada apenas na LOA”, ressalta.
Revisado por Alexandre Pittoli