Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha de prevenção ao HIV e Sífilis

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Centro de Referência em Moléstias Infecciosas, realizará dos dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020 a Campanha de Testagem de HIV e Sífilis - FIQUE SABENDO 2020 em tempos de COVID-19.

A ação tem como tema "Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis", em alinhamento à Campanha Estadual de Testagem. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais expostas.

A Campanha tem por objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou os teste ou os que pertence aos grupos mais atingidos pelas doenças.

As unidades de saúde do Município de Bauru realizarão atividades preventivas e de estímulo à realização de diagnóstico, adotando as medidas de prevenção ao Covid-19, de forma a proteger usuários e profissionais de saúde.

Pandemia de Covid-19

De acordo com a Coordenação Estadual, a pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas. A média mensal de solicitação de testes rápido de HIV caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019.

A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico. O Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais, assumiu frente a comunidade internacional o desafio proposto pela UNAIDS de atingir a meta 90/90/90, assim pretende-se que:

• 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus;
• 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente;
• 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis;
• E zero discriminação.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

Serviço

A testagem rápida ocorrerá no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, de 30/11 à 04/12/2020 das 7h às 15h, e no dia 01/12/2019 das 7h às 19h. É necessário portar RG, CPF, Cartão SUS, Carteira de Vacina e Comprovante de Endereço. O CTA fica na rua Quinze de Novembro, nº 3-36, Centro. Telefones para contato: 3234-2576 ou 3223-2355 c/ Josiane.