Secretaria Municipal de Administração implanta Núcleo Especializado de Atendimento à Servidora

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Administração, através do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, está implantando o Núcleo Especializado de Atendimento às Servidoras Públicas de Bauru, com o objetivo de combater o assédio moral, assédio sexual, importunação sexual e violência contra mulher no ambiente de trabalho.

O núcleo, instituído por meio do decreto nº 15.089 de 11 de novembro de 2020, promove o acolhimento, atendimento e acompanhamento de servidoras vítimas de forma multiprofissional com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos do trabalho entre outros profissionais, conforme a demanda apresentada, além de realizar as devidas orientações e encaminhamentos para os serviços especializados de saúde, social e orientações jurídicas da OAB.

O atendimento será iniciado por meio de agendamento da própria servidora por telefone ou presencialmente no SESMT, e também estará aberto ao encaminhamento de denúncias realizadas pelos diversos órgãos da prefeitura ou de outros setores da sociedade, estes deverão ser enviados ao Núcleo Especializado de Atendimento à Servidora, em envelope lacrado para o total sigilo das informações e para que possa ser feito a localização e contato com a vítima de forma segura

Ao núcleo também caberá a adoção de medidas de criação, organização, divulgação e implantação de políticas de enfrentamento às condutas de assédio moral, assédio sexual, importunação sexual e violência contra a mulher, como campanhas de conscientização e parcerias com outros órgãos e entidades em prol da defesa da mulher.

O núcleo já está em funcionamento e todo o atendimento será realizado sob sigilo absoluto, respeitando a privacidade da vítima e demais envolvidos. O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT fica localizado na Rua Marcondes Salgado nº 2-45, Centro. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira das 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. Para qualquer dúvida e mais informações ligue 3227-5650.