Secretaria de Saúde realiza Dia Rosa com ações de prevenção ao câncer de mama

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no sábado, 24 de outubro, Dia Rosa de consultas ginecológicas, visando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A ação ocorrerá na Casa da Mulher, das 8h às 17h, visando oferecer até 100 consultas médicas ginecológicas como uma das ações da Campanha Outubro Rosa.

Diferente dos anos anteriores que o evento ocorria por demanda espontânea, devido a pandemia, os atendimentos ocorrerão com hora marcada. As mulheres deverão fazer o agendamento prévio na Casa da Mulher para a definição do horário do atendimento, como forma de evitar aglomerações.

Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde também possui estrutura e suporte para atendimento e realização de exames a mulheres cadeirantes, que também podem agendar seu horário no Dia Rosa de consultas ginecológicas.

Na consulta haverá a avaliação das mamas e agendamento da mamografia, quando necessário. Lembrando que este exame deve ser realizado anualmente por mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. Na consulta também haverá a coleta de papanicolau, e o resultado poderá ser retirado na própria Casa da Mulher após 30 dias.

Agendamento

As mulheres deverão realizar o agendamento das consultas na Casa da Mulher pelo telefone 3234-3968, das 14h às 17h, portando o cartão do SUS. No dia 24 também será necessário, além do cartão SUS, que a paciente leve os documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência.