Secretaria de Saúde incentiva famílias a auxiliarem idosos a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já

  • Lucca Willians

Início da vacinação em pessoas acima de 90 anos de idade será na segunda-feira (08)

O Governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a COVID-19.

O início da imunização para idosos acima de 90 anos será no dia 8 de fevereiro e, para aqueles acima de 85 anos, no dia 15 de fevereiro, totalizando 515 mil pessoas nessa nova fase da campanha de vacinação.

O cadastramento economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Presencialmente, a coleta de informações leva, em média, 10 minutos, enquanto o preenchimento do formulário online, apenas 1 minuto.

“Gostaríamos de ressaltar, neste momento, o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, que agiliza o atendimento e evita aglomerações, tornando mais seguro e confortável o acolhimento dessa população”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora de Controle de Doenças e Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.

A ferramenta não é um agendamento e nem um pré-requisito obrigatório para receber a vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. Para os idosos que não possuem familiaridade com a internet, o pré-cadastro pode ser realizado por qualquer pessoa da família.

A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram COVID-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia.