Secretaria de Saúde e USP discutem abertura de mais leitos no Hospital das Clínicas

  • Lucca Willians

A Secretaria Municipal de Saúde participou de uma reunião nesta quinta-feira (4) com o Departamento Regional de Saúde (DRS-6) e a USP, para discutir a implantação de mais leitos de UTI no Hospital das Clínicas (HC) voltados ao tratamento de coronavírus. O secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias e diretores da pasta participaram do encontro, que teve a presença da diretora da DRS-6, Doroti Vieira Alves, e do superintendente do HRAC/Centrinho, o professor Carlos dos Santos.

A reunião foi voltada, principalmente, para discutir os dez leitos de UTI que foram acordados entre município, Estado e Famesp com a Justiça, no ano passado. O acordo é para que a Prefeitura de Bauru faça a cessão de dez respiradores – os equipamentos já estão à disposição do Estado desde janeiro deste ano – e o custeio dos leitos, no valor de R$ 1.600,00 a diária por vaga.

Porém, o município ainda depende da instalação dos leitos por parte do Estado. Na reunião, a prefeitura formalizou pedido para que o Estado providencie a abertura dos leitos o quanto antes, com a solicitação para uso do espaço para a USP, através de autorização da Reitoria. A Secretaria de Saúde também solicitou como o município poderá fazer o pagamento para o governo estadual, uma vez que este é quem possui o contrato de prestação de serviços com a Famesp para o funcionamento do hospital de campanha. Após a reunião, o secretário enviou ofício ao Estado com as duas solicitações apresentadas no encontro.