Secretaria da Educação capacita servidores para uso dos aplicativos educacionais do Google

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Bauru)

A Secretaria de Educação começou, na última quarta-feira (10), o cursos sobre os aplicativos do G Suite, do Google, para os servidores da secretaria.

Essa formação tem como objetivo apresentar os recursos que estarão disponíveis nos aplicativos de educação do G Suite, além de contextualizar os profissionais em questões como a legislação da internet brasileira e as ferramentas tecnológicas.

A utilização dos aplicativos será possível pela parceria firmada entre a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Educação, e o Google, no ano passado. Com a parceria, todos os servidores da secretaria, assim como as escolas e futuramente os alunos, terão acesso ao conjunto de aplicativos educacionais da empresa.

O curso G Suite na Educação é ministrado pelo Professor Doutorando Daniel Vieira Sant'Anna, e pela Professora Mestranda Daniele de Fátima Fuganholi Abiuzzi Sant'Anna, e tem uma carga horária de 35 horas, divididas em atividades presenciais e remotas.

Inicialmente, o curso tem como público-alvo os técnicos da Secretaria de Educação de Bauru, que vão adquirir bagagem e conhecimentos suficientes para auxiliar nesse processo de adaptação. A mesma formação será feita para gestores educacionais e para os coordenadores pedagógicos das unidades escolares, que poderão dar o suporte necessário para as escolas. Essa formação está prevista para março de 2021.

Após a formação qualificada de gestores e coordenadores, também está programada a aplicação do curso para os professores, para que possam aproveitar ao máximo as ferramentas oferecidas pelo Google.

O G Suite pela Educação é um conjunto de programas focados na otimização do ensino, principalmente em momentos de ensino remoto planejado e intencional. Os aplicativos Google são: Meet (para reuniões ou aulas online); Classroom (para centralizar e organizar arquivos e repasses para os alunos); Drive (aplicativo de armazenamento); Forms (para formulários e para aplicação de atividades); e Docs (aplicativo de texto).

As atividades presenciais dessa primeira etapa serão finalizadas até a próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, e serão essenciais para garantir que as ferramentas oferecidas sejam usadas com qualidade.