HC: Reunião nesta quarta-feira (17) discute abertura de 10 novos leitos de UTI

  • Jamile Diniz

O Hospital das Clínicas (HC) da USP, que durante a pandemia tem atuado como hospital de campanha, conta agora com 40 leitos de enfermaria para a Covid-19. As dez UTIs previamente estipuladas, porém, ainda não estão definidas. Por isso, uma reunião entre a prefeitura, a Famesp, o Governo de Estado e o Poder Judiciário, deve ocorrer ainda nesta quarta-feira (17).

O objetivo é definir os detalhes do processo para que, desta forma, os leitos de terapia intensiva possam ser instalados. Desde o início do ano, Bauru tem enfrentado um agravamento da quantidade de casos de Covid e a superlotação de hospitais, por isso, em fevereiro, o governo estadual havia prometido mais leitos para o município.

Agora, a expectativa é de que essa reunião leve a um consenso no qual possam ser definidos os detalhes para a abertura dos dez leitos de UTI Covid-19 no HC. Uma ação judicial determinou que a prefeitura deverá custear a ação em convênio de auxílio financeiro a ser firmado com a Famesp e o Estado. A diária de cada um dos leitos deve ser paga por  Bauru e deverá custar R$ 1,6 mil (valor do SUS).

Revisado por Alexandre Pittoli