Reforma do Ecoponto da Pousada da Esperança é finalizada

  • Lucca Willians

O Prefeito Gazzetta e o vice-prefeito Toninho Gimenez, participaram nesta quarta-feira (29), da entrega da reforma do Ecoponto da Pousada da Esperança. A iniciativa faz parte das ações do Executivo Municipal voltadas para a construção de uma cidade referência em tratamento de resíduos sólidos.

A reforma foi feita pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAM), responsável pela gestão dos Ecopontos, que fez nova pintura do local, troca das louças do banheiro e de torneiras, realizou a pintura, colocou placas de identificação e reformou o alambrado.

O artesão Ricardo Borges foi o responsável pelo aproveitamento dos pneus que estão decorando o Ecoponto, incluindo um trator feito de pneus e outros objetos reciclados.

Com a manutenção de espaços públicos que facilitam o descarte correto de resíduos sólidos, como os Ecopontos, a Prefeitura age de modo a promover uma cidade melhor em termos de saúde pública, qualidade de vida e limpeza. Isto porque o descarte e tratamento corretos dos resíduos diminuem a poluição e contaminação do meio ambiente, além de prevenir o surgimento de doenças que podem acometer a população.

O Ecoponto fica na Rua 41, quadra 1 (Entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, quadra 5 e Maurício Pereira de Lima) e funciona, assim como os demais, de segunda a sábado das 7h às 19h e aos domingos e feriados das 8h às 16h (exceto Natal e Ano Novo).

Os Ecopontos recebem descarte de recicláveis, resíduos de construção e jardinagem, móveis e eletrodomésticos, pneus e componentes de informática. Os locais não são destinados para descarte de lâmpadas e lixos doméstico, hospitalar e industrial.

Participaram da entrega os secretários municipais do Meio Ambiente, Airton Martinez, e de Obras Sidnei Rodrigues, o presidente do Comdema, Dorival José Corral, os presidentes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAM), Gisele Moreti, da Cooperbau, Silvia Martineli e da Ecorecicla, Catiana Santana, diretores da secretaria do Meio Ambiente, o assessor do deputado federal Capitão Augusto, Sandro Teodoro, líderes comunitários da Pousada I e II, além de associados da ASCAM.