Rede estadual de ensino prorroga rematrículas até 30 de outubro

  • Lucca Willians

Inscrição pode ser feita online, mas é obrigatória para permanência na rede

Um total de 66,5% dos alunos das escolas estaduais de São Paulo demonstrou interesse em continuar na rede e já efetivou sua rematrícula. O restante dos alunos pode fazer isso até o dia 30 de outubro. O prazo para rematrícula do ano letivo de 2021 foi prorrogado novamente para esta data. 

A solicitação pode ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP, disponível para iOS e Andorid ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) (https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar). 

Para quem está fora da rede estadual o prazo da matrícula segue sendo até dia 30 outubro. Caso não consiga realizar a rematrícula online, o responsável ou aluno maior de 18 anos pode comparecer à escola, diretoria de ensino ou posto do Poupatempo e efetuá-la presencialmente.

Todos que desejarem têm vaga garantida na rede estadual, porém é obrigatória a manifestação de intenção através da rematrícula. Ela garante que os alunos continuem os estudos na mesma unidade escolar, caso ela tenha a série ou ano requerido.

4º ano do ensino médio opcional 

Os alunos que desejarem também terão a opção em 2021 de cursar o 4º ano do ensino médio para aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendizagem em determinadas disciplinas. A medida visa contribuir com a formação integral dos alunos e apoiá-los no ingresso ao ensino superior, se assim desejarem.

Para isso, os interessados já devem manifestar interesse em permanecer na rede na estadual e cursar o 4º ano e posteriormente confirmar esta solicitação em dezembro. Ele também deve escolher entre 3 e 13 disciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da escola.

Em janeiro serão oferecidas aulas de reforço para os alunos que optarem.

Atividades complementares 

No momento da matrícula, alunos e responsáveis poderão selecionar oportunidades adicionais oferecidas pela Secretaria Estadual da Educação como os cursos idiomas dos Centro de Estudos e Línguas; o modelo de ensino técnico do Novotec desenvolvido em parceria com o Centro Paula Souza; o 4º ano opcional do ensino médio; e a matrícula em escolas de tempo integral.