4ª ação ampliada de diagnóstico da COVID-19 aplica mais de mil testes em Bauru

  • Lucca Willians

(Foto: Divulgação | Prefeitura Municipal de Bauru)

Na 4ª ação ampliada de diagnóstico da COVID-19, realizada no último sábado (08) pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 19 casos positivos, dos quais 16 eram sintomáticos. No total foram 1021 testes realizados, sendo 1002 negativos para a doença. O índice de positividade foi de 1,86%.

O evento ocorreu das 8h às 17h no Recinto de Exposições Mello Moraes, com o trabalho de 310 funcionários. As testagens foram destinadas a mototaxistas, motoboys/girls, taxistas e motoristas de aplicativos, tanto sintomáticos como assintomáticos.

Os motoristas foram selecionados para receber os testes devido a grande circulação deste público alvo no município, além do contato com diversas pessoas. O Secretário de Saúde aponta que esta é mais uma ação importante para o combate a pandemia. "Vamos fazer o diagnóstico precoce daqueles que estão infectados e realizar o afastamento dessas pessoas", explica.

Diferente das outras ações, os interessados se inscreveram previamente pelo site e fizeram o agendamento de horário, garantindo o fluxo contínuo dos veículos e a inexistência de fila de espera.

O Prefeito Gazzetta relata que serão realizadas outras ações nas próximas semanas, posto que todas as cidades do mundo que fizeram testagem na população tiveram resultados muito mais eficientes no combate à pandemia. "Bauru é um exemplo disso, haja vista nossa baixa letalidade. Bauru é a 3ª cidade no Estado com o menor número de óbitos entre as cidades de 300 e 500 mil habitados", ressalta.

O Fundo Social de Solidariedade esteve presente no evento realizando a entrega de máscaras gratuitamente. A prefeitura também contou com a colaboração da Emdurb, Polícia Militar, Associação Rural do Centro Oeste Paulista (ARCO), DAE, além das Secretarias do Meio Ambiente, Agricultura e Cultura.