Jamile Diniz
Nesta quarta-feira (28), três pessoas foram presas em Bauru por estelionato. O grupo é suspeito de aplicar golpes pela internet em centenas de pessoas ao redor do país.
De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha se organizava da seguinte maneira – um jovem de 20 anos contatava anunciantes de produtos na internet encomendando os objetos e enviando falsos comprovantes de pagamento. Enganados, os comerciantes encaminhavam os produtos para os endereços dos outros dois envolvidos – de 25 e 50 anos. Ao receberem as mercadorias, os outros membros da quadrilha as enviavam para o jovem de 20 anos revender.
A Central de Polícia Judiciária de Bauru realizou investigações e localizou os envolvidos, que viviam no Jardim Petrópolis e Parque Jaraguá. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros e os oficiais encontraram três encomendas assinadas com nomes fictícios nas residências.
Um dos vendedores dos produtos localizados afirmou ter sofrido um prejuízo de, em média, R$1,6 mil com o golpe e quis oferecer representação para que um inquérito policial fosse instaurado.
Dentre as mercadorias apreendidas com a quadrilha, estavam equipamentos de som, ventiladores, micro-ondas, aspirador de pó, máquina fotográfica, tablet, monitores de vídeo, liquidificador, peças de automóveis, faqueiros e CPU. Durante a operação, também foram apreendidos R$567 em espécie e três tabletes de maconha.
A Polícia Civil constatou que muitas pessoas foram vítimas do grupo, que estava alocado nos mesmos endereços há pelo menos cinco meses e já havia recebido 14 entregas somente nos últimos 15 dias de monitoramento.
Os três envolvidos foram presos em flagrante por estelionato e associação criminosa e encaminhados à unidade prisional. Um pedido de prisão preventiva chegou a ser feito, mas eles foram liberados na audiência de custódia e serão investigados em liberdade.
Revisado por Alexandre Pittoli