Projeto Guri abre 381 vagas para alunos em estágio de aprendizagem avançado

  • Lucca Willians

As inscrições para o processo seletivo dos 13 Grupos de Referência do Projeto Guri serão realizadas de 7 a 24 de janeiro. São 381 vagas para jovens em estágio avançado de aprendizagem que desejam ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico.

Participam do processo, alunos, alunas, ex-alunos e ex-alunas do Projeto Guri no interior e litoral de São Paulo com idades entre 12 e 20 anos e 11 meses (que venham a completar 21 anos até, no máximo, em 24/01/2021).

Após o preenchimento da ficha de inscrição no site, o candidato ou candidata receberá a confirmação por e-mail com data e horário de realização da banca e entrevista, além do link de acesso à plataforma de vídeo conferência para a seleção. As aulas são gratuitas e todos recebem bolsa-auxílio.

Além do preenchimento da ficha, o candidato ou candidata deve gravar um vídeo com uma peça de livre escolha que será avaliado pela banca examinadora. O candidato deverá encaminhar também a partitura em PDF da peça executada e documentos digitalizados; RG e CPF do candidato ou candidata; RG e CPF do responsável que irá assinar o Instrumento Particular de Concessão de Bolsa Auxílio para menores de 18 anos; comprovante de endereço atualizado. Todos os detalhes estão no regulamento.

Os Grupos de Referência são conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos.

A cada ano há um novo processo seletivo para integrar os 13 Grupos. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos e alunas da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, contemplando do erudito ao popular.

A divulgação dos selecionados será divulgada no site do Projeto Guri no dia 19 de fevereiro de 2021.

Independentemente do retorno presencial por conta a Covid-19, alunos e alunas terão acesso às aulas e atividades de modo remoto. O modo presencial deverá ocorrer de forma progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo, e as famílias receberão todas as informações necessárias sobre os procedimentos de volta às aulas com segurança. Entre as ações, forneceremos máscaras laváveis, álcool gel e outros materiais de higienização de instrumentos musicais. Os tamanhos das turmas também serão reconfigurados para garantir a distância mínima entre pessoas recomendada pelos órgãos de saúde.