Prefeitura fará ação ampliada para diagnóstico de Covid-19 neste sábado (11)

  • Welinton Barros

Serão coletados testes em pacientes com sintomas da Covi-19 em unidades de saúde de diversas regiões da cidade (Foto: Welinton Barros | Jovem Pan News Bauru)

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde realiza neste sábado (11), a Ação Ampliada para Diagnóstico de Covid-19, das 08h às 17h. A ação ocorrerá em oito pontos estratégicos da cidade: Unidades Básicas de Saúde (UBSS) Vila Falcão Bela Vista, Mary Dota, Núcleo Geisel, Gasparini, Vila Cardia, Jardim Europa e Jardim Redentor. Na ocasião serão testadas pessoas que estiverem com sintomas da Covid-19.

A ação foi anunciada pela prefeitura em entrevista coletiva nesta quinta-feira (9). Segundo o município, em cada uma dessas unidades serão distribuídas 120 senhas aos usuários sintomáticos, sendo 60 para atendimento no período da manhã e outras 60 para retornar no período da tarde. A Secretaria de Saúde informou que tomará as medidas de isolamento necessárias para evitar aglomerações, mas proporcionando à população a oportunidade de realizar o teste de antígeno no período detectável.

O objetivo da ação é ampliar a testagem em usuários sintomáticos, ou seja, que apresentem um ou mais sintomas da doença (tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia entre outros) a fim de aumentar o diagnóstico de coronavirus e mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e também determinar ainda quantas estão suscetíveis a doença. Além de oportunizar a testagem às pessoas sintomáticas independentemente do seu meio de locomoção.

Para que a resposta seja fidedigna à doença é necessário que a ela esteja entre o 3° e 7° dia de sintomas. Além destas oito unidades básicas de saúde, outras três unidades de referência participarão da ação. Na Casa da Mulher, o público-alvo são gestantes e puérperas até 42 dias após o parto, no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), para atendimento aos trabalhadores do Comercio e no Promai (Programa Municipal de Atenção ao Idoso), único local onde o atendimento será em sistema drive-thru.

Nesses três locais o atendimento também será direcionado às pessoas que estiverem apresentando sintomas respiratórios dede o 3° ao 7° dia (febre, tosse, dor de cabeça elou garganta, perda de olfato, coriza). Em cada uma das unidades de referência serão distribuídas 80 senhas para atendimento nos períodos de manhã e à tarde.

De acordo com a Secretaria da Saúde, os usuários que apresentarem sintomas do 1° ao 2° dia podem ser orientados a procurar a carreta do estudo do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estará atendendo na Unidade Básica de Saúde do Geisel. Demais casos que não se encaixam no público alvo, serão orientados a procurar as Unidades da Rede de Urgência (UPAS E Pronto Socorro) e Unidades Básicas de referência para o COVID-19 (Falcão, Mary Dota, Bela Vista e Geisel).

"É uma ação para testar pessoas sintomáticas, para que elas possam procurar a unidade, até para que a gente possa fazer o mais rápido possível o isolamento dessas pessoas se forem detectadas com a Covid-19", explicou o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB).