Prefeitura e DAE determinam gerenciamento e acompanhamento técnico de obra da Estação de Tratamento de Esgoto

  • Lucca Willians

Representantes da Prefeitura de Bauru e do Departamento de Água e Esgoto (DAE) reuniram-se virtualmente nesta segunda-feira (25) com técnicos do consórcio formado pelas empresas Beck de Souza Engenharia e Engplus para emissão da ordem de serviço do Gerenciamento e Acompanhamento Técnico de Obra (A.T.O) da ETE Vargem Limpa.

Estiveram presentes representando o DAE a presidente Flávia Souza, os diretores Fernando Benatti (Divisão de Planejamento), Heber Soares Vieira (Produção e Reservação), Aline Rodriguero Dutra (Assuntos Jurídicos), Danilo Albieri Pereira (Divisão Administrativa) e o assessor de gabinete João Vella. Pela prefeitura, participaram o secretário de Obras, Marcos Saraiva, e o secretario de Negócios Jurídicos, Gustavo Russignoli Bugalho. Pela empresa Beck de Souza estiveram na reunião Ricardo Roesi e Marco Aurélio Caminha e pela Engeplus, Glauber Candia Silveira.

A partir da emissão da Ordem de Serviço, que começa a contar nesta terça (26), a contratada terá até dez dias para apresentação do corpo técnico de trabalho. O Gerenciamento tem como principal objetivo a fiscalização e acompanhamento da obra junto a construtora, de modo a observar e garantir todas as etapas de execução dos serviços em conformidade com as normas técnicas e projeto.

Já a A.T.O é um serviço complementar ao de gerenciamento, capaz de apresentar soluções de projeto e apontar os melhores caminhos para o desenvolvimento e a execução das obras.

Com estas ferramentas será possível também detectar anormalidades e pendências no processo, garantindo que sejam tomadas ações preventivas e corretivas em tempo hábil, de forma a não alterar o prazo e gerar gastos imprevistos. O consórcio vencedor da licitação deverá apresentar ainda soluções técnicas durante a execução das obras, principalmente para sanar situações inesperadas que não puderam ser identificadas na fase de projeto.